sábado, 1 de novembro de 2014

Rainha Hispano-Americana 2014: Hoje é dia de Raquel Banetti!


Quando há pouco mais de 2 anos o coordenador do Miss Mundo Espírito Santo Alexandre Araújo convidou a gaúcha Raquel Benetti para representar o seu estado no Miss Mundo Brasil, ela estava desacreditada dos concursos. Havia participado do Miss RS versão Universo e batido na trave em algumas ocasiões e pensava ter encerrado a sua "carreira miss". Ainda assim, marcou um bate-papo com o Chris, em Porto Alegre, em companhia do Luciano Vianna, para saber mais sobre o nosso evento.

As primeira palavras do Chris sobre a Benetti foram: "Ela é linda, mas desconfiada demais desse meio. Nem sempre te olha nos olhos quando fala e é daquele estilo "faca na bota". Mas é educada e pareceu gostar do que eu ouviu sobre o nosso concurso. Acho que ela vai topar o convite do Alexandre e será uma forte candidata no MMB".

Topou e os missólogos enlouqueceram com a notícia, afinal, Raquel sempre foi uma "celebridade de concurso" (não existe celebridade de mídia? Então, a celebridade de concurso é aquela amada por uma quantidade suficientes de fã, também conhecidos como missólogos, para colecionar elogios, recadinhos de torcida e milhares de "likes", poste o que postar!).

Benetti receberia a sua faixa de Miss Mundo ES na primeira edição do Miss Latina RS, em Novo Hamburgo. Quando cheguei, faltando umas duas horas para o início do show, tinha uma menina de costas, se olhando no espelho, retocando a maquiagem. Fomos apresentados e o primeiro abraço mostrou o que o Chris havia me passado: uma certa distância inicial, uma desconfiança, um "ai, será que nesses malucos eu posso confiar??". Mas foi muito simpática, como sempre.

Recebeu sua faixa com emoção, e apesar de estar destinada a representar um estado que não era o seu, parecia conter as lágrimas por finalmente chegar a um dos dois grandes concursos de beleza do nosso país. Era a realização do primeiro sonho.


O Miss Mundo Brasil 2013 foi marcado pela sua "intensidade", por inúmeros motivos. Aconteceu paralelamente ao Mister Brasil, e de tudo um pouco ocorreu naquela semana. Mesmo. E talvez ninguém nesse mundo venha a entender o turbilhão de sentimentos que quase me sufocaram naqueles dias. O bom é que depois de um furacão como aquele, tudo o que vem depois se torna brisa. Mas enfim, no meio de tantas coisas (até Miss Mundo deportada teve, quem lembra??), o que mais me marcou naquela semana foi, no meio de uma das minhas correrias, ter visto Raquel Benetti chorando compulsivamente em direção ao seu quarto.

A menina-mulher que literalmente parecia uma criança transbordando de felicidade por haver finalmente ganho o brinquedo com que sempre sonhou a sua vida inteira, parecia ter tido o seu brinquedo quebrado. Fui procurar saber o que havia acontecido. Haviam publicado na mídia que algumas candidatas a criticaram por distribuir chocolates a todas as concorrentes com o intuito de engordá-las. Detalhe: era Páscoa e a fábrica da Garoto fica localizada no Espírito Santo. A intenção havia sido a melhor, dela e do seu coordenador, mas concurso tem dessas coisas.

Cheguei a trocar algumas palavras com ela e pedir que não se deixasse abalar, que mantivesse o foco e a alegria. Ela seguiu em frente, mesmo que já não tão alegre como antes. A "capiúxa" desconfiada voltou a se armar, mas continuou em busca do seu sonho.

O final dessa história a gente já conhece: em uma disputa fenomenal com a também gaúcha Sancler Frantz e com a bela surpresa de Santa Catarina, Thainara Latenik, Raquel terminou com a segunda colocação. Ela empatou com a igualmente extraordinária Sancler, mas no critério de desempate, a nota preliminar, a Sanc levou a melhor. Um pódio como poucas vezes visto em um concurso nacional de beleza. Raquel ganhava prata com gosto de ouro e levaria o nome do nosso país ao Miss Supranational, na Belarus.

Por nem tudo nessa vida ser exatamente como a gente quer, abrimos mão da concessão do Miss Supranational no Brasil. A nossa Raquel passaria a ser coordenada por outra organização. Porém, mantive a minha palavra e fui cobrir o Miss Supranational em Minsk para o GlobalBeauties.com.

Quando eu cubro um concurso internacional pelo GB, eu tenho a consciência de que estou ali não como apoiador da Miss Brasil, mas como um repórter que deve ser imparcial e dar a todas as candidatas a mesma atenção e espaço. É difícil, mas "faz parte do meu show". Raquel amou o concurso, a experiência, a oportunidade de ser "Miss Brasil" em um concurso internacional, e conquistou o título de Miss Supranational Américas. Depois do retorno ao Brasil, senti ela distante por um tempo. Pensei que fosse por estar em outra organização, mas depois soube que não: segundo um amigo em comum, era ciúmes pela proximidade e amizade que eu havia criado com algumas candidatas por lá, como Austrália, Ucrânia, entre outras.

Achei aquilo bonitinho e depois conversamos à respeito. Ela entendeu que não era nem bom eu ficar dando muita atenção à brasileira durante o concurso, aquilo poderia despertar todo tipo de fofoca. Quando acabou, passamos um dia delicioso e super divertido passeando em Minsk: Raquel, Leo, Ed a Miss Martinica e eu. Sabe aqueles dias que marcam e a gente nunca esquece? Então, tudo foi perfeito e divertido.

Com tudo isso, soube que a capiúxa faca na bota genuinamente gostava de mim, de nós. Conquistar a amizade de gente genuína e desconfiada assim é um presente!

Ia escrever uma pequena nota aqui e acabo de me dar conta de que poderia escrever um capítulo inteiro do meu livro só com a Raquel (risos). Resumindo: em maio ela passou a faixa de Miss Supranational Brasil e fizemos questão de convidá-la de volta para a sua família MMB. A SUA família MMB, a família pela qual ela voltou a sonhas e acreditar nos concursos de beleza. Raquel seria o Brasil no Rainha Hispano-Americana, um concurso que eu particularmente adoro e que é, sem sombra de dúvidas, o maior festival de beleza do continete americano.

Hoje é a final, lá na Bolívia. Uma viagem-relâmpago e supresa a Floripa nessa semana me impediu de ir para Santa Cruz, mas aqui estou já com o coração na mão, contando as horas, para assistir a conclusão de uma carreira miss de sucesso. Será o seu último concurso, e seja qual for o resultado, voltará para casa como vitoriosa, como uma daquelas rainhas da beleza que deixam o seu nome marcado na história.

Raquel, vinda lá do interior do RS, de família simples e batalhadora, ganhou o mundo como modelo para poder ajudar os pais e familiares, presenteou seu irmão com a bolsa de estudo que ganhou no Miss Mundo Brasil, fez amizades sólidas e verdadeiras no complicado "mundo miss", soube dribalar a maldade humana e os obstáculos que fazem parte da vida.

Rachel, vai com tudo, saiba que eu, o Leo, toda a família MMB (imagina então o Lu, o Ti, a Micha, o Leandro he he) e o seus muitos fãs no Mundo Miss estarão torcendo e vibrando por ti em uma só sintonia. Obrigado por sempre nos representar tão bem e por fazer parte da nossa história. Vai com tudo, tira a faca da bota e põe a danada nos dentes. Te amo e mantenha em mente: Si, tu puedes!!! ;)

E quem quiser acompanhar, é hoje, ao vivo no link http://www.unitel.tv/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário