domingo, 16 de novembro de 2014

20 Musas do Miss Mundo: Martha Eugenia Ortiz, Miss México 1978

O sucesso que vemos hoje em dia das misses mexicanas nos principais concursos de beleza do planeta está muito distante da realidade do país até os anos 1970. No Miss Universo, concurso que os mexicanos sempre consideraram como o mais importante, o resultado mais expressivo da nação era um quarto lugar de 1953 e sequer conseguiu uma semifinalista de 1956 até 1978, quando aquele certame internacional foi sediado por Acapulco, México.

No Miss Mundo, a situação não era muito diferente: o México veio a estrear no concurso britânico apenas em 1963 e classificou-se entre as 15 semifinalistas somente em duas ocasiões: 1972 e 1977.
Em 1978, porém tudo levava a crer que o primeiro título internacional já estava no forno...

Os especialistas em concursos de beleza mexicanos não entendem até hoje, para começar, como Martha Eugenia Ortiz perdeu o título nacional para Alba Margarita Cervera, quem representaria as cores da bandeira "em casa", no Miss Universo 1978 (limitada, foi apenas semifinalista, talvez ajudada pelo fator "casa"). Martha Eugenia foi destinada ao Miss Mundo, em Londres, e bastou chegar lá, para ser considerada a grande favorita ao título.

A bela morena era alta e tinha um sorriso que iluminava o palco do Albert Hall. Foi eleita pelos fotógrafos que cobriam o evento "Miss Fotogenia" e era também a aposta número 1 nas casas de aposta londrinas. Sua principal concorrente e outra grande favorita ao título era a australiana Denise Ellen Coward, mas quem acabou derrotando a ambas, tendo saído "do nada", foi a argentina Silvana Rosa Suárez Clarence  (a Copa do Mundo acontecera no país sul-americano naquele ano, e foi sediada e vencida pela Argentina).

A Miss México não foi bem na entrevista final, mas pudera: além de não contar com um tradutor, teve que lidar com o sarcasmo do apresentador, muito comum na época. Até 1979, supostamente a Miss Mundo era eleita apenas por quesitos de beleza, mas ainda assim, apenas a má entrevista poderia explicar a derrota da bela miss.

Conquistou o quarto lugar, o melhor resultado mexicano até aquele então, e que duraria até 2005, quando o México foi vice. Até hoje não teve uma Miss Mundo mexicana.

A bela australiana, sua grande concorrente, terminou um passo à frente, na terceira posição.

Martha acabou casando-se com um famoso apresentador mexicano e tornou-se uma atriz de telenovelas famosa no seu país e na América Latina.

Eu particularmente acho a argentina Silvana Suárez linda, mas Martha era realmente espetacular e merecia ter sido eleita Miss Mundo naquele ano e década de mulheres tão lindas. Na minha lista, entre as não vencedoras, é das mais bonitas de todos os tempos, sem a menor sombra de dúvida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário