segunda-feira, 10 de novembro de 2014

20 Musas do Miss Mundo: Nazanin Afshin-Jam, Miss Canadá 2003

Quando ela foi eleita Miss Canadá Mundo 2003, Nazanin Afshin-Jam chamou a minha atenção pela beleza exótica (no melhor sentido do termo) e por ser iraniana de nascença. Nascida em Teerã, em 1979, se mudou para o Canadá com a família em 1981, com apenas dois anos de idade.

No Miss Mundo, teve pela frente a irlandesa Rosanna Davison, absoluta favorita ao título e eventual vencedora. Nazanin foi vice, aliás, a terceira representante do Canadá a bater na trave com o segundo lugar. O país jamais teve uma Miss Mundo.

Formada em Relações Internacionais e Ciências Políticas, tem também um mestrado em Diplomacia. Sempre esteve envolvida com causas sociais e é conhecida por sua constante luta por direitos humanos. Já recebeu diversos prêmios em homenagens por seu impressionante trabalho, inclusiver por salvar vidas de mulheres e menores de idade no Irã e em outras partes do mundo.

A bela também é cantora e algumas das suas músicas já figuraram entre as 30 ou 40 mais escutadas no Canadá. É casada com o Ministro da Defesa do Canadá Peter McKay desde 2013, com quem já teve o primeiro filho.

Foi uma de 8 mulheres produtoras do documentário de 2013 Honor Diaries, que tem como tema a violência contra a mulher muçulmana, mostrando casos de mutilação genital, assassinatos, casamentos forçados e falta de acesso à educação.

Nazanin Afshin-Jam é a personificação do termo "Beleza com Propósito", uma mulher absolutamente admirável.

Assista o trailer de Honor Diaries:

Nenhum comentário:

Postar um comentário