quarta-feira, 5 de novembro de 2014

20 Musas do Miss Mundo: Benita Mureka Tete, Miss Zaire 1985

Antes do Miss Mundo, a primeira vez que a vi foi quando participou do Miss Universo 1985. Apelidada pela revista Manchete que trazia a sua tradicional cobertura do concurso norte-americano de "Cinderela Negra", Benita apareceu para quebrar moldes: beleza 100% padrão africano e um penteado que lembrava uma antena parabólica. Classificou-se entre as 10 semifinalistas, encantou e arrancou risadas do público na entrevista, mesmo com respostas evasivas e ingênuas, e avançou para o top 5 com a segunda maior nota. Virou sensação!

Me lembro que quando a brasileira Márcia Gabrielle não entrou nas 10, passei a torcer desesperadamente para Mureka. Ela acabou sendo a terceira colocada, se não me engano, o melhor resultado da África negra no Miss Universo até aquele então. Fez história.

Meses depois, lá estava ela, concorrendo no Miss Mundo, em Londres. Na conferência de imprensa, quando os fotógrafos que cobrem o concurso escolhiam as favoritas ao título para uma foto coletiva, a Miss Zaire estava entre elas, algo raro para um país africano naqueles tempos.

Em Londres, Benita apresentou-se com o cabelo alisado e preso na ponta, não repetindo a estilosa e ousada "antena parabólica".

Na final do Miss Mundo, não foi tão bem quanto no Miss Universo: chegou ao Top 15 somente por ter alcançado a melhor pontuação entre as africanas, o que lhe rendeu também o título de Rainha da Beleza da África.

A bela Benita é a única mulher do antigo Zaire, hoje República Democrática do Congo, a ter se classificado nos dois grandes concursos de beleza internacionais e a ter conquistado o título de Rainha da África no Miss Mundo. Sua beleza e elegância na passarela são de fato memoráveis.

Assista aos melhores momentos dessa beleza africana no Miss Mundo 1985, concurso vencido pela representante da Islândia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário