sexta-feira, 31 de outubro de 2014

20 Musas do Miss Mundo: Nikica Marinović, Miss Iugoslávia 1966

Os principais concursos de beleza internacionais surgiram no começo da década de 1950, quando o mundo ainda se recuperava dos traumas da segunda grande guerra. Apesar de simbolizarem tempos de paz através da união e boa vontade entre os povos de todos os continentes, eram vistos pelas nações comunistas como "algo do ocidente". Poucos países localizados detrás da "cortina de ferro" enviavam candidatas para os grandes concursos.


A Iugoslávia, um desses poucos, enviou a sua primeira candidata ao Miss Mundo apenas em 1966. Nikica Marinovic, ao meu ver uma das mais lindas mulheres a terem concorrido em toda a história do Miss Mundo, tinha apenas 19 anos na época, e por muito pouco, não saiu vitoriosa: foi a segunda colocada e a melhor da Europa. Ficou atrás apenas da indiana Reita Faria (a primeira de cinco indianas a serem coroadas Miss Mundo até 2013).

Logo após o Miss Mundo, a bela foi convidada a participar de um tour no Vietnã com outras misses, para entreter os soldados americanos. Por razões evidentes, teve que recusar o convite. Voltou para detrás da cortina...

Em Belgrado, recusou também papéis no cinema, mas fez muito sucesso como modelo e escreveu para a conceituada revista Bazaar. Era conhecida como uma pessoa humilde e apaixonante e foi casada duas vezes.

Porém, foi vítima de depressão e em 2008 cometeu suicídio. Foi encontrada morta em seu apartamento em Belgrado. Deixou dois filhos, um de cada casamento.

A título de curiosidade, a brasileira Marlucci Manvailler Rocha, Miss Mundo Brasil eleita pelo Mato Grosso naquele ano, conquistou a quarta colocação.

Faltando 20 dias para o começo do Miss Mundo 2014, irei publicar diariamente fotos e comentários de 20 musas que ao meu ver, apesar de não terem vencido, marcaram a história do maior concurso de beleza do planeta.

Seguem imagens em cores do concurso de 1966, realizado em Londres, que acabei de descobrir e ver pela primeira vez. Achei fascinante, espero que gostem também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário