sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Primeiro dia em Ho Chi Minh

Começou a briga com o fuso horário! Acordei às 5 da manhã e quando deu 7 horas, descemos para o maravilhoso café da manhã do Pullman hotel. para muitos pode parecer almoço ou jantar, mas assim como acontece na Tailândia, comer arroz, noodles, frutos do mar e até sushi pela manhã, fazem parte da culinária local. Eu gosto demais e neste hotel as opções são infinitas!

Com vendedor de água de côco em rua de Ho Chi Minh (foto
Leonardo Rodrigues)
O famoso pho, noodles com vegetais, carne, pimenta, temperos e caldo, é maravilhoso! As frutas locais, todas frescas e doces, também estavam muito gostosas. Para beber, escolhi chá e "muti", uma bebida deliciosa que parece um suco de danoninho.

Fomos até a parte mais turística da cidade e posso dizer que Ho Chi Mihn é uma agradável surpresa: uma cidade arborizada que guarda muito do período colonial francês na sua arquitetura. São museus, cafés, restaurantes, hotéis para todos os estilos e bolsos, muitos jardins de vegetação tropical, flores, street food em tudo quanto é "street" e milhares de scooters, não importa para qual direção você olhe!

Atravessar as ruas, algo que eu sempre odiei até nos lugares mais tranquilos, é uma aventura das mais estressantes! Sinal para que? Vermelho e verde parecem significar a mesma coisa: corra em frente!

Fachada do Hotel Rex
Vimos a fachada do Museu da Reunificação (Palácio da Independência), do belíssimo City Hall, do Rex Hotel (onde os jornalistas americanos ficavam hospedados durante a guerra do Vietnã), da catedral de Notre-Dame (infelizmente fechada para reforma). Visitamos o Museu de Ho Chi Minh, que vale mais pelo edifício e sua bela arquitetura do que pelo que tem dentro, o Opera House etc. O prédio do Correio Central é espetacular e tem muito artesanato bacana e selos para quem curte, a preços surpreendentemente baixos.

Aliás, no geral, tudo é muito barato! A comida então, baratíssima e de qualidade.

Shoppings e lojas de marcas caríssimas contrastam com lojas populares muito simples. O Mercado Central é uma espécie de 25 de Março com tudo o que se pode imaginar, desde alimentos até tecidos e falsificados de toda espécie. O assédio é grande ao passear pelo mercado, algumas pessoas chegam a te puxar para tentar vender algo! Não é a minha praia, mas não deixa de ser interessante...

Mercado Central
Enquanto isso, as misses eram fotografadas em pontos turísticos da cidade. Vimos a Miss Bolívia sendo fotografada em frente ao Correio e mais tarde a Miss Espanha. A espanhola precisou de um break para ser abanada por uma chaperona. Sim, o calor é de matar! A cidade é quente e úmida. Sempre que possível, parávamos em um café ou em uma loja com ar condicionado para recuperar as forças.

De volta ao Pullman, fomos chamados pelos organizadores do concurso para um bate-papo. Estão preparando muitas surpresas para a final, mas não podemos revelar. Será um grande espetáculo!

Depois disso, o fuso pegou e caímos no sono por umas três horas. Acordamos com o missólogo local Donald ligando no quarto, dizendo ter uma surpresa para nós. Descemos e a surpresa não era ruim: a famosa baguete de Saigon, recheada com carnes e patê locais. Foi nosso almoço e jantar.

Às 22:30 começou a cerimônia de entrega das faixas, realizada pela Miss Grand International 2016, Ariska da Indonésia, e duas das suas princesas, Madision de Porto Rico e Michelle dos Estados Unidos.

Com a Miss Grand International 2016 Ariska
Depois de longas viagens e um dia de fotos e filmagens, as misses demonstraram boa vontade. É um lindo grupo com muitos destaques e surpresas positivas. Tem belezas para todos os gostos. Me chamou a atenção que a Miss África do Sul, por exemplo, é a cara da mãe da Ritinha, de "A Força do Querer". Uma versão mais jovem, é claro!

Encontrei algumas misses lindas e queridas que já conheço de outros concursos: a Diana de Portugal, com quem passei três semanas maravilhosas durante a eleição da Miss Portuguesa 2017; a Rachel da Bélgica, semifinalista do Miss Supranational 2015; Yoana da Argentina, por quem votei quando fui jurado do Miss Mundo Argentina 2014. A nossa Carol tem como companheira de quarto a Miss Finlândia, muito educada e querida. Achei ótimo para que ela pratique o seu inglês, fora que a energia da moça parece ser muito boa.

Também tivemos o prazer de conhecer a Ariska, muito simpática, carismática, e obviamente bonita.

Agora são 2 da manhã, vamos tentar dormir... Boa noite ou bom dia, dependendo de onde você está!


Sigam também no IG  https://www.instagram.com/hffontes/ @hffontes e https://www.instagram.com/officialglobalbeauties/  @officialglobalbeauties, além da nossa cobertura no site www.globalbeauties.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário