domingo, 8 de outubro de 2017

Chuva e sol, e abertura do Miss Grand em Ho Chi Minh

No sábado com um temporal daqueles. Chovia sem parar! O que fazer em um dia assim? Como em qualquer lugar do mundo, vamos a um shopping!!

Após uma passagem rápida pelo mercado central para o Leo comprar o famoso café do Vietnã, caminhamos dois quarteirões sob a chuva já mais leve para chegar no Saigon Centre. Lojas de marcas famosas, algumas bem caras, casas de chás, cafés e até uma rara livraria, além de uma área de alimentação bem diversificada (porém com muitos restaurantes japoneses), caracterizam o shopping. Demos umas voltas e ao sairmos, surpresa: muito sol e quase nenhum vestígio da chuva torrencial que caíra há pouco tempo na cidade!

Caminhamos até o famoso prédio Bitexco Financial Tower, onde os turistas podem subir ao 49 andar e ter uma vista de boa parte da cidade. A vista é de fato sensacional e já pudemos reconhecer diversos pontos por onde passamos anteriormente.

Os táxis em Ho Chi Minh são muito baratos. Em distâncias relativamente consideráveis, gastamos no máximo 4 dólares. No hotel sugeriram sempre pegarmos da marca Vinasun. São monitorados e pagamos o valor justo da corrida.

Carol magnífica no Opening Ceremony (foto Leonardo
Rodrigues)
Às 14 horas tínhamos que estar prontos para sairmos para a Opening Ceremony do Miss Grand International. As candidatas levaram bem a sério o pedido do Nawat no dia anterior: produção para estarem o mais belas que pudessem. Elas capricharam e algumas eu só reconheci por causa das faixas! Naquele momento começava de fato a briga pela coroa.

O evento aconteceu em um centro de convenções distante do nosso hotel. Tudo extremamente bem organizado e com cuidados de detalhes. Logo na hall de entrada, havia um backdrop e crianças abanando as bandeiras dos países participantes. As candidatas entravam em grupos de 3 ou 4, todas as crianças aplaudiam, elas desfilavam no tapete vermelho para então uma explosão de flashes! Leo estava lá fazendo as fotos para o Global Beauties. Depois subiam uma escadaria e novo backdrop e mais fotos. Logo eram recepcionadas em um coquetel.

Após terem sido recebidas como verdadeiras estrelas, aconteceu a cerimônia, que foi transmitida pela internet para todo o mundo e pela tv local. Mais uma vez todas tiveram a oportunidade de se apresentar e ficou claro que se trata de um grupo bastante forte.

Fazendo história: primeira Miss Cuba em um Grand Slam
desde os anos 1950, ela é atriz e participou de "Velozes e
Furiosos 8".
A nossa Carol Venturini deu um show de beleza e carisma, foi uma das mais aplaudidas. Também adorei ver a Diana de Portugal tão linda e confiante, uma verdadeira princesa! Conversei com a Miss Austrália, como todas as australianas, espetacular e muito simpática. Achei a paraguaia das mais elegantes (me lembra muito a Juceila, nossa Miss Brasil Mundo 2011). Perú é de uma charme extraordinário. Argentina, sempre linda. México errou na produção, mas é bem bonita. Jamaica é uma Michelle Obama jovem, linda e interessante. O grupo asiático também tem candidatas muito fortes, como Laos, Vietnã, Tailândia, e as belíssimas Índia e Sri Lanka. Ucrânia e Bélgica dominam a Europa. Sudão do Sul é suprema na África.

Vista privilegiada de Ho Chi Minh (fotos Leonardo Rodrigues)
A Miss Cuba é a primeira cubana de verdade, residente em Havana, a representar o seu país em um concurso de Grand Slam desde os anos 1950! Ela é atriz e fez uma ponta no filme Velozes e Furiosos 8.

A "dona da casa", Miss Vietnã, tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e é uma modelo muito badalada por aqui, uma celebridade.

De volta ao hotel, as misses ainda foram recepcionadas em um jantar de gala. Nós caímos duros de sono, ainda em adaptação do fuso horário.

Último dia em Ho Chi Minh

Dormi cedo, acordei cedíssimo: 2:30 da matina. Aproveitei para editar fotos da cerimônia de abertura e enviar informações para o Andre na China, que vem escrevendo textos maravilhosos para o Global Beauties.

Encontramos o Ed que havia chegado na noite anterior para o café da manhã. Time Global Beauties completo, com três aqui e um na China!

O altar das loiras
Fomos a um templo budista/taoista onde as tartarugas são sagradas e achei um altar de orações para loiras. De lá, voltamos ao correio para o Leo enviar uns cartões postais, tomamos café no Highland Coffee, uma espécie de Starbucks local, e fui visitar o War Remnants Museum.

Nele encontramos instrumentos de tortura, uma guilhotina, textos e fotos da terrível Guerra do Vietnã. Tive que segurar as lágrimas em diversos momentos, as imagens são muito fortes. Os americanos cometeram muitos crimes de guerra, mataram crianças e mulheres de forma cruel. 3 milhões de vietnamitas mortos, 58 mil norte-americanos. Um verdadeiro inferno na terra e para que? Valeu a visita, mas confesso que aquelas imagens devem me pesar na mente por algum tempo, em especial a foto de uma família que foi fotografada e no que o fotógrafo virou as costas, fuzilada. Senhoras, mulheres e crianças. O terror estampado nos seus rostos e logo depois, a morte injusta.

O karma que certas pessoas e certos países carregam é algo incalculável e assustador.

De volta ao hotel, nosso amigo vietnamita Donald nos convidou para um jantar típico de frutos do mar de Ho Chi Minh. Fomos para um distrito bem simples e nos sentamos em um restaurantes com mesas de plástico na calçada, rústico. Ele pediu várias iguarias locais, como lula, lesmas, mariscos, regados aos molhos picantes locais. O toque exótico da noite foi quando pediu o balut, ou embrião de pato em desenvolvimento dentro de um ovo! Ele comeu o negócio todinho, para quem tiver estômago, segue o filme:


Enquanto isso, no meio da rua, entre dezenas de motos e carros em movimento, um trans começava a dançar bem louca e a brincar com fogo! Faz um círculo de fogo com gasolina no meio da rua, se requebrando no centro, enquanto os carros desviavam do estranho espetáculo. Terminou literalmente engolindo fogo. Captei o momento:



Foi uma forma bem única de encerrar os dias de Ho Chi Minh, cidade que guarda agradáveis surpresas e vale muito a pena conhecer. Amanhã seguimos para novas aventuras em outra região do país. Que o fuso horário me permita dormir!!

Jantar de despedida de Ho Chi Minh com Donald e Leo.







Um comentário:

  1. Deixei o patinho,coitadinho, para aqueles que têm estômago e coração mais fortes do que os meus...

    ResponderExcluir