sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Fantasias, filantropia e muita chuva nos últimos dias de Quang Binh

Na última quarta-feira aconteceu aqui em Quang Binh a tão esperada prova de trajes típicos do Miss Grand International. Eu diria que em vez de trajes típicos, devemos chamar o que vimos de fantasias com temas regionais, já que pouquíssimas desfilam com o que são de fato trajes típicos dos seus países.

Linda Caroline Venturini!
O evento aconteceu no Ball Room do Sun Spa Resort, que estava lindamente decorado e abarrotado de gente. Televisionado no Vietnã e assistido por 4 milhões de pessoas de todo o mundo na internet, as misses desfilaram todo o esplendor das suas fantasias e alegorias. Algumas pareciam carregar seus países nas costas, literalmente!

A Miss Grand Brasil desfilou muito bem e estava espetacular em um traje em tons de azul criado pelo estilista Flavio Soares. O tema era o mar e a pesca, elementos em comum entre Brasil, e mais especificamente a cidade da nossa miss, Tramandaí, localizada no litoral do Rio Grande do Sul, e o Vietnã. Também gostei muito das fantasias das Misses Indonésia, Laos, Camboja, Índia, Filipinas, Nicarágua, Tanzânia, México, Sérvia, Panamá, China, Vietnã e por aí vai... O talento e criatividade dos estilistas do mundo todo ficou evidente.

A vencedora será conhecida no dia 25, na final do Miss Grand International.

Tarde de caridade para as misses, com as crianças
do Vietnã
Na manhã seguinte a chuva deu uma leve trégua e as candidatas puderam ser filmadas e fotografadas em pontos de interesse do resort que aqui nos recebeu. Depois do almoço viajamos por 1:15 hora até chegarmos em uma instituição que ajuda crianças com qualquer tipo de deficiência. Algumas candidatas se emocionaram e rapidamente já estavam interagindo com os pequenos. Entregaram presentes e a organização do concurso fez uma doação em dinheiro. Ariska, a Miss Grand International 2016, entregou envelopes com quantias de dinheiro à diversas famílias dessas crianças.

Na hora de sairmos, caiu tremendo pé d´água! Antes de eu poder pensar “e agora?”, brotaram dezenas de guarda-chuvas para que pudéssemos chegar nos ônibus.

De volta ao Sun Spa, logo na entrada, todas as dezenas de funcionários formavam duas grandes filas. Após agradecimentos da representante do hotel e do representante do concurso, também em duas filas, as candidatas agradeceram aos funcionários, um por um! Fotos e vídeos e... beach party! Sim, por aqui ninguém pára! Havia uma mega estrutura montada na praia, com churrasco, buffet e música. Várias candidatas cantaram, algumas muito bem, outras nem tanto... Quando chegou a hora do Despacito, já estávamos longe rs.

Imagens de Dong Hoi
Se depois disso nós pudemos voltar para o quarto e “desmaiar”, as belas ainda tiveram pela frente 4 horas de ensaio!

Vale mencionar também que há dois dias fomos ao centro de Dong Hoi (é a cidade onde estamos, a província é Quang Binh). A cidade lembra na estrutura algumas cidades litorâneas brasileiras. Comércio, vida pacata fora de alta temporada, pouco movimento em geral. Na feira, nenhum produto que chamasse muito a nossa atenção. Muitas frutas locais e pessoas desesperadas por vender alguma coisa. Não deram sorte conosco.

Voltamos caminhando para o hotel e cruzamos a ponte principal, onde chama a atenção o trabalho dos pescadores com uma rede gigante e os barquinhos coloridos, quase todos levando a bandeira do país. O calor e a umidade drena a nossa energia, isso é fato. Parece que é inevitável que tudo tenha um rítmo menos acelerado. Foram dias agradáveis nesta pequena província, com destaque à visita que fizemos à Paradise Cave, simplesmente inesquecível!

Sunset in Quang Binh
Miss Vietnam and her fans
Sun Spa Resort
Ariska em evento de caridade
Na estrada...
Miss Paraguai e as crianças em evento beneficente
Misses e os funcionários do Sun Spa Resort

Misses em trajes típicos

Próxima parada: Phu Quoc. Saímos daqui a pouco...