segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Dias intensos em Phu Quoc

Os dias têm sido tão intensos que sinceramente não sobrou muito tempo para atualizar o blog diariamente. Seguem comentários e relatos aleatórios sobre os últimos dias:






* A prova "Best in Swimsuit" do Miss Grand International 2017 aconteceu em outro luxuoso edifício deste impressionante complexo. Todas as candidatas tiveram a atenção de profissionais para produção de cabelo e maquiagem e desfilaram com seus biquínis amarelos na bela piscina do hotel. Com transmissão vi internet e milhões de fãs acompanhando ao vivo, muitas deram um show de boa forma e evolução na passarela. O site Global Beauties escolheu a Miss Perú como a melhor. Leo, Ed e eu nos dividimos em posições diferentes para as fotos.




* Pegamos um shuttle e fomos à principal cidade da ilha para o Leo comprar uma mala. Muitas motos, chuva, comércio agitado, caracterizam o lugar de aproximadamente 100 mil habitantes. Muitas frutas, vegetais e animais são vendidos nas ruas, nem sempre a limpeza prevalece. Definitivamente a cidade não é o forte da ilha, mas sim as suas belas praias.





* À noite participamos do Gala Dinner oferecido por este hotel. Tivemos a honra de entregar o troféu de "Miss Grand Slam" para Ariska Putri Pertiwi, eleita a melhor Miss de 2016 pelo nosso site. Mais uma vez misses cantaram e se divertiram, a última vez antes da competição começar para valer (Ver a entrega do prêmio AQUI).



* No dia seguinte todas as candidatas foram entrevistadas pelos jurados, valendo 1/3 da pontuação preliminar delas. Momento crucial, sentia-se a tensão no ar. Não pudemos acompanhar as entrevistas.



* Um legado dos franceses no Vietnã é a baguete, mais gostosa e crocante que a do Brasil! Eles comem sempre, em geral com patê, algum tipo de carne, verduras, picles e molho picante. É muito bom!

* Já a bebida mais popular é o café vietnamita: café preto bem forte com leite condensado e muito gelo. Uma bomba calórica deliciosa!





* O sol apareceu de uns dias para cá e pudemos aproveitar um pouco da praia e do mar. O lugar é realmente paradisíaco e merece ser visitado!

* Também tivemos a honra de entrevistar a Ariska e Teresa, a tailandesa que é uma espécie de mãe para as vencedoras. Clique nos nomes e leia as entrevistas.

* Nos últimos dias basicamente as misses têm ensaiado horas e mais horas! Tivemos acesso a um ensaio e deu para se ter uma noção da grandiosidade da produção que está sendo preparada. Aguardem...

Com as vencedoras do Miss Grand em 2014 (Lees), 2016 (Ariska),
e 2015 (Claire). 

A sempre linda e divertida Claire Parker, da Austrália, Miss Grand
International 2015.

* Minhas favoritas? Depois da preliminar dessa noite eu conto para vocês...


segunda-feira, 16 de outubro de 2017

De Quang Binh ao esplendor do Vinpearl Resort em Phu Quoc


Mais uma vez lá fomos nós: quase 300 pessoas à caminho do aeroporto de Quang Binh, centenas de malas e, apesar da organização, alguma tensão. Explico: algumas das malas, inclusive as nossas, foram em um transporte à parte.  Chegando ao aeroporto, o Leo não encontrou a dele. Fomos informados de que “talvez” ela tivesse sido despachada separadamente. Ou seja: só saberíamos ao chegar na ilha! Final feliz, a mala veio...

Mais uma vez viajamos em vôo fretado da Vietnam Airlines. Uma cena curiosa foi o grupo de misses na pista do aeroporto de Quang Bihn e o piloto debruçado na janelinha do avião, babando com a beleza das meninas (risos). Nos restou rezar para que ele recuperasse a concentração rapidinho.

A Miss México tirando a concentração do piloto

Vista aérea de Phu Quoc


Na ilha de Phu Quoc, mais uma vez dezenas de pessoas com bandeiras dos países participantes esperavam as misses ao coro de: “MGI, MGI!”.

A ilha é grande e do aeroporto até o resort são aproximadamente 45 minutos! Há uma cidade principal, muitos hotéis e resorts menores, vendedores de tudo pelas ruas. O Vinpearl Resort contrasta com tudo o que vimos no caminho! É um complexo grandioso, um hotel luxuoso com diversos edifícios, casas, um parque de diversões, um parque aquático e até um safári!

Fomos muito bem acomodados no prédio principal, em um apartamento com uma vista espetacular da piscina gigantesca e do mar. O restaurante, com suas diversas estações e uma diversidade muito grade de comidas, impressiona também pela qualidade.

A única coisa ruim nessa história toda, é a chuva! Na manhã seguinte à nossa chegada, aproveitei para colocar questões de trabalho em dia. Algumas meninas participaram de uma ação plantando árvores, outras visitaram uma pagoda. Houve ainda um grupo que esteve em uma plantação de pimenta e outro em um local de produção de vinho de mirtilo.

Miss Portugal e o molho de peixe
No período da tarde acompanhei um grupo que foi à uma fábrica de molho de peixe, muito usado na culinária asiática. As anchovas são salgadas e liberam um líquido que é maturado por 12 meses em tonéis de madeira. As misses conheceram as instalações, tiraram fotos, filmaram.

No jantar descobri uma fruta deliciosa que se chama longan, ou olho de dragão (pitomba). É muito gostosa, quase viciante.

A semana começou com um dia de muita diversão! Pela manhã fomos com as misses ao Vinpearl Land, uma parque temático com montanhas-russas, roda gigante, um super aquário e muitos outros brinquedos. Com o parque praticamente fechado para o nosso grupo, a diversão foi garantida!

Fomos na montanha-russa e numa espécie de "elevador" e nos divertimos muito! As imagens falam por si:



No período da tarde foi a vez do safári. As misses foram recepcionadas por dançarinos africanos. Depois houve um show com pássaros e outros animais e um passeio para ver os mais diversos animais de carro, incluindo leões, girafas, zebras etc.


O Safári do Vinpearl

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Fantasias, filantropia e muita chuva nos últimos dias de Quang Binh

 Na última quarta-feira aconteceu aqui em Quang Binh a tão esperada prova de trajes típicos do Miss Grand International. Eu diria que em vez de trajes típicos, devemos chamar o que vimos de fantasias com temas regionais, já que pouquíssimas desfilam com o que são de fato trajes típicos dos seus países.

Linda Caroline Venturini!
O evento aconteceu no Ball Room do Sun Spa Resort, que estava lindamente decorado e abarrotado de gente. Televisionado no Vietnã e assistido por 4 milhões de pessoas de todo o mundo na internet, as misses desfilaram todo o esplendor das suas fantasias e alegorias. Algumas pareciam carregar seus países nas costas, literalmente!

A Miss Grand Brasil desfilou muito bem e estava espetacular em um traje em tons de azul criado pelo estilista Flavio Soares. O tema era o mar e a pesca, elementos em comum entre Brasil, e mais especificamente a cidade da nossa miss, Tramandaí, localizada no litoral do Rio Grande do Sul, e o Vietnã. Também gostei muito das fantasias das Misses Indonésia, Laos, Camboja, Índia, Filipinas, Nicarágua, Tanzânia, México, Sérvia, Panamá, China, Vietnã e por aí vai... O talento e criatividade dos estilistas do mundo todo ficou evidente.

A vencedora será conhecida no dia 25, na final do Miss Grand International.

Tarde de caridade para as misses, com as crianças
do Vietnã
Na manhã seguinte a chuva deu uma leve trégua e as candidatas puderam ser filmadas e fotografadas em pontos de interesse do resort que aqui nos recebeu. Depois do almoço viajamos por 1:15 hora até chegarmos em uma instituição que ajuda crianças com qualquer tipo de deficiência. Algumas candidatas se emocionaram e rapidamente já estavam interagindo com os pequenos. Entregaram presentes e a organização do concurso fez uma doação em dinheiro. Ariska, a Miss Grand International 2016, entregou envelopes com quantias de dinheiro à diversas famílias dessas crianças.

Na hora de sairmos, caiu tremendo pé d´água! Antes de eu poder pensar “e agora?”, brotaram dezenas de guarda-chuvas para que pudéssemos chegar nos ônibus.

De volta ao Sun Spa, logo na entrada, todas as dezenas de funcionários formavam duas grandes filas. Após agradecimentos da representante do hotel e do representante do concurso, também em duas filas, as candidatas agradeceram aos funcionários, um por um! Fotos e vídeos e... beach party! Sim, por aqui ninguém pára! Havia uma mega estrutura montada na praia, com churrasco, buffet e música. Várias candidatas cantaram, algumas muito bem, outras nem tanto... Quando chegou a hora do Despacito, já estávamos longe rs.

Imagens de Dong Hoi
Se depois disso nós pudemos voltar para o quarto e “desmaiar”, as belas ainda tiveram pela frente 4 horas de ensaio!

Vale mencionar também que há dois dias fomos ao centro de Dong Hoi (é a cidade onde estamos, a província é Quang Binh). A cidade lembra na estrutura algumas cidades litorâneas brasileiras. Comércio, vida pacata fora de alta temporada, pouco movimento em geral. Na feira, nenhum produto que chamasse muito a nossa atenção. Muitas frutas locais e pessoas desesperadas por vender alguma coisa. Não deram sorte conosco.

Voltamos caminhando para o hotel e cruzamos a ponte principal, onde chama a atenção o trabalho dos pescadores com uma rede gigante e os barquinhos coloridos, quase todos levando a bandeira do país. O calor e a umidade drena a nossa energia, isso é fato. Parece que é inevitável que tudo tenha um rítmo menos acelerado. Foram dias agradáveis nesta pequena província, com destaque à visita que fizemos à Paradise Cave, simplesmente inesquecível!


Sunset in Quang Binh
Miss Vietnam and her fans
Sun Spa Resort
Ariska em evento de caridade
Na estrada...
Miss Paraguai e as crianças em evento beneficente
Misses e os funcionários do Sun Spa Resort

Misses em trajes típicos 






Próxima parada: Phu Quoc. Saímos daqui a pouco...

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Welcome to Quang Binh!

Agora parece que o tempo vai passando mais rápido e fica até fácil de se perder nele! Na segunda-feira, dia 9, passamos o dia todo praticamente viajando de Ho Chi Minh para a província de Quang Bihn. Saímos do Pullman por volta das 10 da manhã, um grupo de 180 pessoas! Em 5 ônibus, fomos deixados no terminal de vôos nacionais, nossos passaportes haviam sido entregues a um representante do Miss Grand International. Chegando lá, pasmem: nossos cartões de embarque já haviam sido emitidos, foi só despachar as malas. Tudo extremamente organizado.

Uma bela fila se formou no aeroporto de Ho Chi Minh para
o despacho das malas.
Tiramos algumas fotos das candidatas para o Global Beauties e embarcamos na Vietnam Airlines, em vôo fretado (só o nosso grupo lotou o avião!). O aeroporto é muito bom, antigo, porém funcional. A Vietnam Airlines também é ótima, com comissárias de bordo atenciosas e muito bem vestidas.

A chegada ao Dong Hoi Airport foi impressionante! Centenas de pessoas carregando bandeiras dos países participantes esperavam pelas 75 misses com ansiedade. Conforme iam saindo, gritavam, tiravam "selfies", abraçavam suas favoritas. Parecia a chegada de estrelas do rock!

Já no final da tarde, fomos muito bem recebidos no Sun Spa Resort, um resort 5 estrelas localizado na beira da praia. Nosso quarto, muito confortável, tem vista da piscina e do mar. Só é uma pena a chuva que não pára de cair desde então.

A impressionante recepção no Dong Hoi Airport
Na terça-feira, dia 10, a chuva deu uma pequena trégua que nos permitiu visitar a famosa Paradise Cave. Depois de pouco mais de uma hora de viagem com belas vistas, como plantações de arroz, muito verde e montanhas e formações rochosas impressionantes, chegamos ao nosso destino. A subida até a entrada da famosa caverna, uma das 3 maiores do mundo, é um grande desafio físico! Sei lá quantos degraus foram, só sei que com a umidade e o calor, chegar à caverna do Paraíso é quase que um verdadeiro inferno! Mas tudo bem, a recompensa é grande...

Entramos com as candidatas a Miss Grand International na gigantesca caverna e exploramos o que está aberto aos turistas, o primeiro de 41 quilômetros. É um lugar de rara beleza que vale muito a pena ser conhecido. Lá dentro a temperatura é muito agradável. Passamos algumas horas entre fotos, filmagens e apreciando a beleza da caverna.

A incrível beleza da Paradise Cave
De volta ao hotel, já no final do dia, todo mundo teve duas horas para descansar e se preparar para mais um jantar de gala, desta vez oferecido pelo Sun Spa Resort. Todas as misses desfilaram, algumas apresentaram seus talentos. Miss Fiji canta muito bem! As Misses China, Cuba, Tanzânia e Filipinas, ganharam um bolo e os parabéns por seus aniversários, comemorados nesta semana. Ganharam também um Ao Dai, vestimenta típica do Vietnã.

No menu da noite, camarão e fresh spring roll de entrada, lagosta gratinada, salmão, tudo regado a um vinho local. A animada noite acabou com as belas cantando e dançando Despacito (já é uma tradição rs).



E continua chovendo sem parar!

Miss Grand Vietnã e fãs no aeroporto

A alegria de Carol Venturini, Miss Grand Brasil

O belo Sun Spa Hotel

Com a Miss Grand Indonésia, no aeroporto de Ho Chi Minh

Gala dinner no Sun Spa Resort

Candidatas em Ao Dai, vestimenta local, na Paradise
Cave

Com Leo na Paradise Cave, um "must see" no Veitnã

Vietnam Airlines: aprovada!

domingo, 8 de outubro de 2017

Chuva e sol, e abertura do Miss Grand em Ho Chi Minh

No sábado com um temporal daqueles. Chovia sem parar! O que fazer em um dia assim? Como em qualquer lugar do mundo, vamos a um shopping!!

Após uma passagem rápida pelo mercado central para o Leo comprar o famoso café do Vietnã, caminhamos dois quarteirões sob a chuva já mais leve para chegar no Saigon Centre. Lojas de marcas famosas, algumas bem caras, casas de chás, cafés e até uma rara livraria, além de uma área de alimentação bem diversificada (porém com muitos restaurantes japoneses), caracterizam o shopping. Demos umas voltas e ao sairmos, surpresa: muito sol e quase nenhum vestígio da chuva torrencial que caíra há pouco tempo na cidade!

Caminhamos até o famoso prédio Bitexco Financial Tower, onde os turistas podem subir ao 49 andar e ter uma vista de boa parte da cidade. A vista é de fato sensacional e já pudemos reconhecer diversos pontos por onde passamos anteriormente.

Os táxis em Ho Chi Minh são muito baratos. Em distâncias relativamente consideráveis, gastamos no máximo 4 dólares. No hotel sugeriram sempre pegarmos da marca Vinasun. São monitorados e pagamos o valor justo da corrida.

Carol magnífica no Opening Ceremony (foto Leonardo
Rodrigues)
Às 14 horas tínhamos que estar prontos para sairmos para a Opening Ceremony do Miss Grand International. As candidatas levaram bem a sério o pedido do Nawat no dia anterior: produção para estarem o mais belas que pudessem. Elas capricharam e algumas eu só reconheci por causa das faixas! Naquele momento começava de fato a briga pela coroa.

O evento aconteceu em um centro de convenções distante do nosso hotel. Tudo extremamente bem organizado e com cuidados de detalhes. Logo na hall de entrada, havia um backdrop e crianças abanando as bandeiras dos países participantes. As candidatas entravam em grupos de 3 ou 4, todas as crianças aplaudiam, elas desfilavam no tapete vermelho para então uma explosão de flashes! Leo estava lá fazendo as fotos para o Global Beauties. Depois subiam uma escadaria e novo backdrop e mais fotos. Logo eram recepcionadas em um coquetel.

Após terem sido recebidas como verdadeiras estrelas, aconteceu a cerimônia, que foi transmitida pela internet para todo o mundo e pela tv local. Mais uma vez todas tiveram a oportunidade de se apresentar e ficou claro que se trata de um grupo bastante forte.

Fazendo história: primeira Miss Cuba em um Grand Slam
desde os anos 1950, ela é atriz e participou de "Velozes e
Furiosos 8".
A nossa Carol Venturini deu um show de beleza e carisma, foi uma das mais aplaudidas. Também adorei ver a Diana de Portugal tão linda e confiante, uma verdadeira princesa! Conversei com a Miss Austrália, como todas as australianas, espetacular e muito simpática. Achei a paraguaia das mais elegantes (me lembra muito a Juceila, nossa Miss Brasil Mundo 2011). Perú é de uma charme extraordinário. Argentina, sempre linda. México errou na produção, mas é bem bonita. Jamaica é uma Michelle Obama jovem, linda e interessante. O grupo asiático também tem candidatas muito fortes, como Laos, Vietnã, Tailândia, e as belíssimas Índia e Sri Lanka. Ucrânia e Bélgica dominam a Europa. Sudão do Sul é suprema na África.

Vista privilegiada de Ho Chi Minh (fotos Leonardo Rodrigues)
A Miss Cuba é a primeira cubana de verdade, residente em Havana, a representar o seu país em um concurso de Grand Slam desde os anos 1950! Ela é atriz e fez uma ponta no filme Velozes e Furiosos 8.

A "dona da casa", Miss Vietnã, tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e é uma modelo muito badalada por aqui, uma celebridade.

De volta ao hotel, as misses ainda foram recepcionadas em um jantar de gala. Nós caímos duros de sono, ainda em adaptação do fuso horário.

Último dia em Ho Chi Minh

Dormi cedo, acordei cedíssimo: 2:30 da matina. Aproveitei para editar fotos da cerimônia de abertura e enviar informações para o Andre na China, que vem escrevendo textos maravilhosos para o Global Beauties.

Encontramos o Ed que havia chegado na noite anterior para o café da manhã. Time Global Beauties completo, com três aqui e um na China!

O altar das loiras
Fomos a um templo budista/taoista onde as tartarugas são sagradas e achei um altar de orações para loiras. De lá, voltamos ao correio para o Leo enviar uns cartões postais, tomamos café no Highland Coffee, uma espécie de Starbucks local, e fui visitar o War Remnants Museum.

Nele encontramos instrumentos de tortura, uma guilhotina, textos e fotos da terrível Guerra do Vietnã. Tive que segurar as lágrimas em diversos momentos, as imagens são muito fortes. Os americanos cometeram muitos crimes de guerra, mataram crianças e mulheres de forma cruel. 3 milhões de vietnamitas mortos, 58 mil norte-americanos. Um verdadeiro inferno na terra e para que? Valeu a visita, mas confesso que aquelas imagens devem me pesar na mente por algum tempo, em especial a foto de uma família que foi fotografada e no que o fotógrafo virou as costas, fuzilada. Senhoras, mulheres e crianças. O terror estampado nos seus rostos e logo depois, a morte injusta.

O karma que certas pessoas e certos países carregam é algo incalculável e assustador.

De volta ao hotel, nosso amigo vietnamita Donald nos convidou para um jantar típico de frutos do mar de Ho Chi Minh. Fomos para um distrito bem simples e nos sentamos em um restaurantes com mesas de plástico na calçada, rústico. Ele pediu várias iguarias locais, como lula, lesmas, mariscos, regados aos molhos picantes locais. O toque exótico da noite foi quando pediu o balut, ou embrião de pato em desenvolvimento dentro de um ovo! Ele comeu o negócio todinho, para quem tiver estômago, segue o filme:


Enquanto isso, no meio da rua, entre dezenas de motos e carros em movimento, um trans começava a dançar bem louca e a brincar com fogo! Faz um círculo de fogo com gasolina no meio da rua, se requebrando no centro, enquanto os carros desviavam do estranho espetáculo. Terminou literalmente engolindo fogo. Captei o momento:



Foi uma forma bem única de encerrar os dias de Ho Chi Minh, cidade que guarda agradáveis surpresas e vale muito a pena conhecer. Amanhã seguimos para novas aventuras em outra região do país. Que o fuso horário me permita dormir!!

Jantar de despedida de Ho Chi Minh com Donald e Leo.